E-mail Marketing Celia Queiroz

Email Marketing: o que é e como criar sua campanha a partir do zero?

O Email Marketing é perfeito para quem busca melhorar a qualidade das relações com seus clientes, neste post algumas dicas de como criar sua campanha.

Email Marketing: o que é e como criar sua campanha a partir do zero?

O Email Marketing, é uma das estratégias mais eficientes de marketing,trabalhar com marketing digital nos dias de hoje implica ter conhecimento de praticamente todas as principais estratégias da atualidade, sendo que além de conhecê-las, será essencial saber quando elas devem ser aplicadas.

Para ter sucesso como empreendedor digital nos dias de hoje, conhecer e usar na hora certa são duas coisas fundamentais, e ignorar alguma das principais estratégias pode ser simplesmente um erro fatal para um negócio online.

Pois dentre as principais estratégias do marketing digital na atualidade, nós podemos destacar com toda a certeza o Email Marketing como sendo uma das mais interessantes, e também uma das mais baratas e eficientes de todas.

O Email Marketing é perfeito para quem busca melhorar a qualidade das relações com seus clientes, tornando este relacionamento mais próximo e mais afinado, facilitando a comunicação e abrindo caminho para as tão sonhadas vendas.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos mostrar de modo mais profundo o que de fato vem a ser o Email Marketing, mostrando também, entre outras coisas, como esta importante estratégia do marketing digital pode ser útil, e dando as bases para que qualquer pessoa consiga criar sua campanha a partir do zero.

Vamos ver mais!

O que é Email Marketing?

imagem de codigo de barras escrito Email Marketing embaixo

E se você não sabe exatamente o que vem a ser Email Marketing, a verdade é que esta é uma estratégia barata que utiliza o envio regular de mensagens (emails) para clientes, com intervalos previamente definidos.

O Email Marketing é uma mensagem de email que é totalmente modelada e pensada para divulgar produtos, marcas, empresas e também para envio de informativos importantes para clientes e também para potenciais clientes.

A intenção é sempre aproximar e melhorar o nível do relacionamento da empresa junto ao seu público-alvo, e por este motivo, há uma série de ações que são pensadas e programadas justamente para que a frequência do envio das mensagens não acabe tendo o efeito contrário.

Por este motivo, existem até mesmo empresas nos dias de hoje que atuam no mercado fornecendo para empreendedores digitais a oportunidade de fazer envios programados, além de também fornecerem suporte técnico e estratégico para que seja possível entender se uma campanha realmente está rendendo ou se não está.

As mensagens enviadas podem ser de diferentes tipos e elas podem ter as mais diferentes finalidades, como para mera informação, para realizar vendas, para repasse de avisos, para divulgar eventos pontuais e muito mais.

Com isto, por conta de sua grande gama de utilidades, a estratégia de Email Marketing é simplesmente uma das mais utilizadas pelos empreendedores digitais na atualidade, especialmente pelo fato de que se trata de uma estratégia que é considerada barata.

E por ser barata e trazer ótimos resultados, o Email Marketing é simplesmente a alternativa mais do que natural para qualquer empreendedor que deseja iniciar algum tipo de campanha na web nos dias de hoje.

E dentro do mercado digital, ter uma alternativa como esta nas mãos pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso para um empreendedor digital que deseja realmente conseguir vender bem dentro da web nos dias de hoje.

Tenha sempre um objetivo muito claro

Na hora de se criar uma campanha de Email Marketing, é importantíssimo que se tenha em mente o quanto é fundamental que sempre se tenha um objetivo muito claro.

Qual será o real objetivo desta campanha de Email Marketing que estou prestes a dar início? Pois esta será a pergunta que você deverá fazer sempre que for começar a pensar numa campanha do gênero.

Com objetivos claros e muito bem definidos, você consegue entender exatamente o que deverá esperar desta campanha de Email Marketing, sabendo o que deu errado e o que deu certo ao final do processo.

Direcione sua campanha para seu público-alvo

Outra vantagem que o Email Marketing carrega frente a outros tipos de estratégias de marketing digital é que ele permite que haja uma segmentação na hora de realizar as campanhas.

Com isto, por meio de uma personalização inteligente, é possível atingir diferentes tipos de públicos-alvo com campanhas de Email Marketing que sejam bem pontuais e certeiras.

Segmentando por idade, por sexo, por localização, por poder aquisitivo e por aí vai, fica muito mais fácil, inclusive, criar mensagens que atendam de modo mais efetivo cada parcela do seu público.

Aposte na criatividade na hora de criar um título para seu email

Outro ponto que não pode ser descartado jamais dentro de uma campanha de Email Marketing que se pretende como boa e eficiente, será o título para o email que será enviado para as pessoas.

Será mais do que fundamental que se aposte na criatividade na hora de se criar um título para seu email, pois será ele que acabará impelindo nas pessoas o desejo por abrir a mensagem e ler o seu conteúdo.

Alguns exemplos de títulos que você pode usar, e que vão garantir uma ótima porcentagem na abertura dos seus Emails são:

Marketing

Se o título não for algo tratado com carinho e atenção, sendo negligenciado na hora da criação da campanha, todo o projeto poderá ser simplesmente jogado no lixo, justamente por conta do fato de que uma parte essencial foi deixada de lado.

Títulos criativos são responsáveis por praticamente 90% das vezes em que alguém abre um email dentro de uma campanha de Email Marketing, e por este motivo, você deverá direcionar muito de suas atenções para esta causa.

O intervalo de envio das mensagens.

Ter um bom equilíbrio entre os envios será muito importante para o sucesso da campanha
pois de nada irá adiantar ter uma mensagem muito bem elaborada e uma campanha muito bem acabada se você não prestar atenção a um detalhe que poderá simplesmente fazer toda a diferença:

Se você não tem um bom equilíbrio entre os envios das mensagens você simplesmente não terá muita chance de sucesso, pois ao enviar emails indiscriminadamente e sem qualquer tipo de estudo por trás da campanha pode simplesmente se converter num verdadeiro “tiro no pé”.

Uma campanha de Email Marketing, para ter sucesso de fato precisa, indubitavelmente, de uma boa estrutura que mostre muito bem quais deverão ser os intervalos de envio de emails para os clientes.

Não deixe de testar tudo antes de realmente iniciar a campanha

Outra coisa que não poderá jamais ser deixada de lado será a necessidade de se testar tudo antes de se iniciar qualquer tipo de campanha de Email Marketing, para garantir que nada dê errado na hora de fazer com que a campanha realmente seja lançada.

A verdade é que não há uma verdadeira fórmula que seja mágica e que garanta que uma campanha de Email Marketing de fato dê certo, e por este motivo será mais do que necessário que você faça testes de praticamente tudo antes de colocar a campanha principal no ar.

Pois dentro de uma estratégia de Email Marketing é correto afirmar que aquela velha máxima que diz que tudo é um processo de “tentativa e erro” realmente se faz muito válida por aqui.

Sempre que algo for lançado, será muito importante que você preste atenção, para visualizar e para entender o que está funcionando, o que está dando resultado e o que simplesmente não está funcionando e que deve ser alterado.

Em praticamente todas as estratégias de marketing digital esta máxima da tentativa e erro é válida, mas dentro do Email Marketing ela realmente se faz muito mais presente do que em outras.

Portanto, teste suas campanhas, observe na prática o que funciona e que merece ser repetido em outras oportunidades e procure também avaliar o que se adequou melhor ao tipo de público que você quis atingir.

A importância de se fazer uma boa campanha

Pois se você ainda não entendeu como uma boa campanha de Email Marketing pode simplesmente fazer toda a diferença para o seu negócio, agora nós vamos mostrar exatamente qual o tamanho da importância deste tipo de campanha.

Uma boa campanha que utiliza a estratégia do Email Marketing pode ajudar no estreitamento das relações entre você e os seus clientes, fazendo com que sua marca seja lembrada mais facilmente pelas pessoas.

Além disto, uma boa campanha de Email Marketing, que seja bem conduzida e respeitando os passos que nós mostramos anteriormente, é capaz de gerar resultados também no que diz respeito à informação, já que as pessoas passam a ter acesso a informativos regulares e interessantes.

O lançamento de produtos fica muito mais fácil por meio de uma boa campanha de Email Marketing, já que é mais barato e também mais fácil apresentar produtos por meio de mensagens ou de links que direcionam para a oferta.

Por ser uma estratégia barata, o Email Marketing acaba trazendo para as pessoas a oportunidade de realmente fazer ações importantes e de alcance dentro do curto e do médio prazo, com resultados que podem ser impressionantes.

E ao fazer uma boa campanha deste tipo de estratégia, a empresa consegue deixar dentro do mercado uma imagem de qualidade e de profissionalismo, que faz com que o público acabe sempre associando estas características com o nome da marca.

Para se posicionar dentro do mercado digital nos dias de hoje, usar uma boa estratégia de Email Marketing é algo mais do que fundamental, e para conseguir vender mais também, portanto, se você deseja ter sucesso, com certeza você deverá procurar por desenvolver uma estratégia o quanto antes.

E para conseguir realmente extrair de uma campanha de Email Marketing tudo que ela tem a oferecer será mais do que necessário que você se prepare e estude muito tudo que este tipo de estratégia possui como características principais.

Como em tudo dentro do marketing digital, também para o Email Marketing, procurar estudar e se preparar são duas coisas fundamentais, que funcionam como verdadeiros pilares (alicerces) para tornar toda e qualquer ação mais sólida e mais bem sucedida.

Uma grande dica para quem ainda é iniciante

Pois a verdade é que, para quem ainda é iniciante dentro do mercado digital, conhecer bem as bases da estratégia de Email Marketing pode parecer algo complicado e extremamente difícil.

E por este motivo, muitas pessoas ainda não conseguem usar este tipo de estratégia, e acabam esbarrando em problemas simples, deixando de usar uma ferramenta que pode simplesmente fazer toda a diferença para que um negócio tenha sucesso.

Vender na internet não é fácil, mas a verdade é que fica muito mais fácil quando temos a preparação correta e quando dispomos dos conhecimentos certos para usar nas horas certas.

O Email Marketing simplesmente é a melhor estratégia e uma das mais baratas que há na atualidade, e por este motivo não pode ser deixada de lado pelas pessoas, especialmente pelas iniciantes.

Por isso, é fundamental para estas pessoas iniciantes, que ainda não conhecem a fundo todos os caminhos que o mercado digital apresenta, procurar estudar e se aprofundar em todos os tipos de estratégias do marketing digital para melhorar seus resultados.

Portanto, com o Email Marketing isto não é diferente, e por este motivo, é que eu vou te apresentar um dos melhores e mais eficientes cursos sobre o assunto que há no mercado atualmente.

Este curso atende pelo nome de Email Marketing para Iniciantes, e é um curso elaborado pelo grande empreendedor digital Gustavo Freitas, que é hoje um dos melhores e mais respeitados do mercado brasileiro.

O curso ensina todas as bases do que é Email Marketing e dá dicas importantes, que podem ajudar muito a quem ainda é iniciante e não domina completamente tudo que esta estratégia pode oferecer.

Com um material completíssimo e repleto de toques e sugestões interessantes, o curso Email Marketing para Iniciantes do Gustavo Freitas será importante para ajudar qualquer pessoa que deseja iniciar uma campanha do gênero a conseguir tirá-la do papel.

Colocar tudo em prática e conseguir vender, ganhando muito dinheiro e sucesso, pode ser considerado como sendo a lista de metas para quem inicia como empreendedor digital nos dias de hoje.

Portanto, se você é um iniciante, comece agora mesmo a trabalhar com estratégias de Email Marketing para alavancar seus negócios e para aproximar ainda mais seu público de sua marca:

Você não irá se arrepender disto!

Espero que estas dicas tenham te ajudado a entender melhor como funciona a estratégia de trabalho com Email Marketing, fique à vontade para deixar nos comentários a sua experiência 😆

Célia Queiroz | Website

Olá, sou a Celia Queiroz, Empreendedora Digital sou fundadora e administradora deste blog, apaixonada por este assunto de ganhar dinheiro através da internet, por isso criei este blog onde compartilho tudo o que aprendi e venho aprendendo, e que tem funcionado para mim.

Receba Grátis O Guia Passo a Passo Para Criar Seu Negócio na Internet a Partir do Zero! Digite seu Nome e Email aqui ao Lado Para Receber👉

Sou 100% Contra Spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!